Exclusivo: Marcelo Chamusca fala do atual momento do Fortaleza, faz avaliações, e desconversa sobre seu futuro na equipe

O blog Nota Esportiva traz como novidade aos leitores um quadro de entrevistas, trazendo sempre todas as semanas, sobretudo nos dias de sexta-feira, um bate-bola com algum jogador, dirigente, ou algum personagem que esteja envolvido diretamente no esporte local.

Técnico Marcelo Chamusca revela que ainda não decidiu se permanece para Série C: "Ainda não pensei sobre o futuro".

Técnico Marcelo Chamusca revela que ainda não decidiu se permanece para Série C: “Ainda não pensei sobre o futuro”.

O entrevistado da vez é Marcelo Chamusca. Baiano, 47 anos, o treinador chegou ao Fortaleza após boa passagem no comando do Salgueiro-PE. Por ter vindo de um clube considerado “pequeno”, Chamusca se apresentou ao tricolor com grande desconfiança da torcida e da imprensa. No entanto, o comandante logo tratou de jogar as desconfianças de lado e demonstrar seu bom potencial conquistando resultados positivos em campo.

Em quatro meses, 27 jogos na temporada, o Fortaleza, sob comando de Marcelo Chamusca, passou 25 partidas invictas, e apurou apenas duas derrotas. Dentre as equipes do Brasil, apresentou os melhores aproveitamentos individuais e coletivos. Nada mal para um profissional que chegou cercado de incertezas.

Acompanhe a entrevista exclusiva com Marcelo Chamusca, técnico do Fortaleza.

Nota Esportiva: O Fortaleza vinha de 25 jogos de invencibilidade, e de repente perdeu duas partidas cruciais (derrotas para Ceará e Icasa). Como você vem trabalhando o lado psicológico dessa equipe?

Chamusca: Nosso pensamento  sempre foi em jogar o campeonato de uma forma natural, ninguém planejou essa invencibilidade e nem quebrar recordes, mas as coisas foram acontecendo. Eu sempre falei aos atletas que o Fortaleza não é uma equipe imbatível, e nós estávamos esperando acontecer os revés. É dessa forma que eu trabalho, mostrando que a derrota também faz parte, todo mundo trabalha para minimizar, até mesmo porque ninguém quer perder.

Nota Esportiva: O seu ponto diferencial, considerado por muitos torcedores e membros da imprensa, vem sendo por utilizar de jovens da base no plantel profissional. Como que vem sendo o trabalho com o emocional desses jogadores, tendo em vista o momento importante que o Fortaleza vem passando?

Chamusca: Sem dúvidas a participação dos atletas mais jovens vem sendo determinante nessa campanha. Eles foram amadurecendo durante a competição. Eles passaram por muitos obstáculos, por jogos difíceis, clássicos importantes, então eu acho que eles estão preparados, passando por um momento de experiência, prontos para os tipos de dificuldades. Não gosto de impor pressão sobre eles, eu trabalho passando tranquilidade, para que dentro de campo eles possam render com o melhor futebol possível.

Nota Esportiva: Algo que chamou atenção, não só nas arquibancadas mas também por muitos comentaristas, foi a ausência do volante Guto nos últimos jogos. Consequentemente, com a saída dele, o Fortaleza perdeu dois jogos em sequência. O que aconteceu para ele ter sido sacado do time dessa forma?

Chamusca: O Guto fez uma boa sequência de jogos, principalmente na primeira fase. O que pesou negativamente contra o Guto foi sua sequência de cartões. Ele é muito agressivo no sentido de reclamações ao árbitro, e claro que já existe todo um contexto em relação ao Guto envolvendo arbitragem, as vezes ele não merece mas acaba tomando. Já o Corrêa entrou, se encaixou bem no time e aproveitou a oportunidade.

Nota Esportiva: Sabemos que durante essa boa sequência de jogos invictos você recebeu sondagens de outros clubes, mas você preferiu sequer receber as ligações com as propostas. Afinal, qual seu desejo? Independente do resultado no estadual, você fica ou sai do clube para a Série C? 

Chamusca: Eu não penso nisso agora. Meu foco é terminar o estadual, buscar o título. O futuro nós vamos pensar no momento certo.

Técnico do Fortaleza, Marcelo Chamusca foi entrevistado pela equipe do Nota Esportiva.

Técnico do Fortaleza, Marcelo Chamusca foi entrevistado pela equipe do Nota Esportiva.

Nota Esportiva: Chamusca, o tricolor já busca um título a quatro anos e durante esse tempo também o retorno à Série B. Novos fracassos podem custar caro para a diretoria, até mesmo a sua permanência no cargo. Como vem sendo a preparação para o final do campeonato, sabendo que o título estadual aliviaria mais os ânimos da torcida? 

Chamusca: Eu não penso nada negativo no meu trabalho. Não faço reflexão sobre o que vai acontecer com diretoria, muito menos comigo. Eu sou uma pessoa preparada, eu não cai de paraquedas aqui, eu vim para o Fortaleza pela minha história em outros clubes. Não gosto de pensar sobre o que vai acontecer no futuro. Já cheguei aqui ciente das dificuldades, e é por isso que eu procuro sempre dar meu máximo, meu empenho, sempre o melhor durante os 90 minutos para ajudar o clube. Sobre o que vai acontecer, ou não acontecer, só pensarei nisso no momento propício.

Nota Esportiva: Você já chega ao quarto mês a frente do Fortaleza. Em sua analise, quais vem sendo os pontos fortes de seu trabalho? e os fracos?

Chamusca: Os pontos fortes foi a ótima sequência invicta, conseguimos a classificação antecipada na primeira fase, na segunda fase, e a liderança nos dois casos. Além disso, conseguimos uma força muito forte ao longo dos jogos, fazendo com que o torcedor acreditasse na gente.  Já o fato negativo talvez tenha sido a derrota no clássico, porque nós investimos muito nesse jogo, e sabemos que poderíamos ter arrancado um resultado melhor.

 

O blog Nota Esportiva agradece a Marcelo Chamusca pela entrevista e ao departamento de Comunicação do Fortaleza E.C

 

Entrevista e produção: Gabriel Lobo e Amanda Gomes.

Edição: Gabriel Lobo (@gabriellobo10) 

 

Anúncios

Publicado em 11 de abril de 2014, em Entrevistas, Fortaleza, Futebol Internacional e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Amaaaaaaaaaaaanda ! Meus parabéns . Ficou ótimo a entrevista . Que você tenha um grande sucesso na sua carreia .
    ass.. sou.eu.lembra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: