COLUNA: Cinco pontos fracos do Sport que o Ceará pode aproveitar na final do Nordestão

Anderson e Neto Baiano disputam jogada. Ceará x Sport promete ser um grande jogo.

Anderson e Neto Baiano disputam jogada. Ceará x Sport promete ser um grande jogo.

Falta pouco para a grande finalíssima da Copa do Nordeste. No primeiro encontro entre Ceará e Sport, os pernambucanos foram melhores e venceram por 2a0. No entanto, a segunda parte do duelo promete guardar grandes emoções, tendo em vista que a torcida alvinegra vai lotar a Arena Castelão e empurrar o time em busca de reverter o resultado adverso.

Para se sair campeão e ficar com a taça da principal competição regional, o Ceará necessita vencer por 3 gols de diferença, ou ganhar por 2a0 e se sair melhor nas cobranças de pênaltis. Tarefa difícil e aparentemente impossível para a equipe de Sérgio Soares, mas, o Vovô já aplicou três goleadas no Nordestão e mostrou sua força no ataque jogando dentro de seus domínios. Além do mais, o Sport vem mostrando vários pontos fracos durante a temporada, fator a qual o Ceará pode aproveitar para se sair vitorioso.

Abaixo, foi listado cinco pontos fracos que o rubro-negro vem mostrando ao longo do ano e que podem tornar a vida do Ceará um pouco menos complicada.

1) Indecisão e desconfiança do “camisa 10” Ailton

O atual camisa 10 e meio-campo de ligação do Sport é Ailton, que inclusive teve passagem apagada pelo Ceará no ano de 2010. Bastante contestado e longe de ter total confiança da torcida rubro-negra, o atleta vem colecionando altos e baixos durante o ano.

2) Baixa estatura e lentidão da zaga

O técnico Eduardo Baptista vem armando a zaga do Sport com Ferron e Durval, dois zagueiros que apesar da técnica, apresentam dois defeitos cruciais: baixa estatura e lentidão. Durval, com 1,85m, e Ferron, com 1,86, andaram falhando em jogadas aéreas e não são considerados defensores de velocidade. Com isso, o Ceará pode surpreender com jogadas de bola parada, já que possui Bill, com 1,85m, Anderson, 1,90m, além de Sandro que já marcou gols durante o ano em jogadas desse tipo. Além do mais, atletas de velocidade como Assisinho podem abrir o sistema defensivo do time de Pernambuco.

3) Desfalques de Ananias e Danilo

Dois jogadores importantes desfalcam o Leão na grande final de quarta-feira: Ananias e Danilo. O primeiro, atacante de velocidade e de grande importância na composição tática da equipe. O segundo, que sempre vem entrando no decorrer dos jogos, por outrora até saiu como titular, apresenta forte rigor físico e é essencial na composição do time. São dois grandes desfalques.

4) Estratégia do contra-ataque pode não funcionar

Para o jogo da próxima quarta, o Sport deve ir com o esquema com três volantes, sendo armado com Rodrigo Mancha,  Rithely e Ewerton Páscoa no setor de contensão. Estratégia clara de se fechar, esperar o Ceará tomar a iniciativa, e apostar nos contra-golpes. Para o padrão de jogo funcionar, a equipe precisaria da velocidade de Ananias, que machucado não deve ir a campo. Portando, o fato de aceitar a pressão alvinegra (tendo em vista o provável time titular) no inicio da partida pode quebrar os planos do Sport.

5) Sport vem fragilizado por perda no clássico

Jogando pelo estadual, no último domingo, o Sport foi derrotado pelo Santa Cruz por 3a0. Com a derrota, o Leão da Ilha do Retiro é obrigado a vencer o jogo da volta para ainda sonhar com o título do Campeonato Pernambucano. Fragilizado e desgastado pela goleada sofrida no clássico, o Ceará pode se aproveitar da situação e fazer seu placar tão sonhado na grande decisão da Copa do Nordeste.

 

O Sport deve ter a seguinte formação titular: Magrão, Patric, Ferron, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Ewerton Páscoa, Rithely e Ailton; Neto Baiano e Érico Júnior (Felipe Azevedo)

 

Coluna escrita por Gabriel Lobo

@gabriellob010

 

 

 

 

 

Anúncios

Publicado em 7 de abril de 2014, em Ceará, Colunas e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: