Por trio cearense, Mauro Carmélio vai à CBF nesta segunda-feira

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, irá, nesta segunda-feira, à sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, para se informar sobre dois casos extracampo que envolvem – direta e indiretamente – três clubes cearenses: Fortaleza, Icasa e Tiradentes.

Mauro Carmélio irá ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira (Foto: Gabriel Gonçalves/O POVO)

Mauro Carmélio irá ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira (Foto: Gabriel Gonçalves/O POVO)

Carmélio pretende se reunir com o presidente José Maria Marin, o vice Marco Polo Del Nero e o diretor de competições Virgílio Elísio e questionar acerca da denúncia feita pelo Icasa contra o Figueirense e da permanência ou não do Betim na Série C deste ano. No retorno à capital cearense, o dirigente deve informar os clubes sobre a posição da alta cúpula da CBF.

No início deste mês, o Verdão entrou com ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para denunciar uma possível irregularidade do jogador Luan, do Figueirense, em uma partida na Série B do ano passado. No entanto, o procurador-geral do órgão, Paulo Schmitt, afirmou que o prazo para a denúncia (60 dias) foi ultrapassado e, portanto, o caso será arquivado. Oficialmente, porém, o Tribunal ainda não se manifestou. Em caso de punição, o Figueirense perderia seis pontos, e o Icasa subiria para a Série A. O clube do Cariri chegou a reforçar o departamento jurídico com Osvaldo Sestário, um dos principais personagens da polêmica na Série A que envolve a Portuguesa.

Já o outro caso que interessa à FCF envolve o Betim (atual Ipatinga). Neste ano, o clube mineiro foi julgado pelo STJD e excluído da Série C, por determinação da Fifa, devido a uma dívida com o The Strongest, da Bolívia. A CBF obedeceu a decisão e o rebaixou para a Quarta Divisão, mas uma liminar da Justiça Comum causou uma reviravolta no caso, e o Ipatinga está no Grupo A da Terceirona. Pela decisão do STJD, o Fortaleza subiria no ranking nacional de clubes e poderia conseguir uma vaga na Copa do Brasil deste ano, enquanto o Tiradentes, quinto colocado da Série D de 2013, poderia disputar a Série C.

Diante da possibilidade de acesso, o Tigre contratou um escritório de advocacia para ficar à frente do caso e, na última semana, entrou com um mandado de garantia no STJD, que irá julgá-lo em breve – a CBF já foi notificada -, para tentar garantir a vaga em caso de queda do clube mineiro.

Anúncios

Publicado em 24 de fevereiro de 2014, em Fortaleza, Futebol Cearense e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: