Fortaleza abdica de disputa judicial e ‘perde’ vaga na Copa do Brasil

A presença do Betim (atual Ipatinga) no Grupo A da Série C pôs fim à esperança do Fortaleza de disputar a Copa do Brasil deste ano. No entanto, a diretoria tricolor não fez muito esforço nos bastidores para tentar assegurar vaga no torneio nacional. O clube optou por não contratar um advogado para o caso e viu o clube mineiro se garantir na Terceirona através de liminar na Justiça Comum.

Daniel Frota e Osmar Baquit abriram mão da disputa judicial por vaga na Copa do Brasil (Foto: Bruno Gomes/Agência Diário)

Daniel Frota e Osmar Baquit abriram mão da disputa judicial por vaga na Copa do Brasil (Foto: Bruno Gomes/Agência Diário)

A queda do Betim para a Série D, decidida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no início do mês e cumprida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na última segunda-feira, faria o Fortaleza subir um posição no ranking nacional de clubes e obter uma vaga na Copa do Brasil devido à melhor colocação – o beneficiado por este critério foi o Bragantino, que enfrentará o Lajeadense-RS. Entretanto, o Betim recorreu à Justiça Comum e foi confirmado na Terceira Divisão.

Para tentar reverter a situação, o Fortaleza deveria entrar como parte interessada no processo na Justiça Comum e enviar um mandado de garantia ao STJD – para o tribunal analisar se o clube tem direito à vaga e, em caso positivo, enviar uma ordem judicial à CBF paara incluí-lo na competição. No entanto, o Tricolor não se movimentou e não contratou um advogado – nem designou o diretor jurídico Daniel de Paula Pessoa – para entrar na disputa judicial. O vice-presidente Daniel Frota ainda propôs à Federação Cearense de Futebol (FCF) que o departamento jurídico da entidade, composto pelos irmãos Eugênio e Leandro Vasques, trabalhasse no caso, mas sem nenhum custo para o clube, e o presidente Mauro Carmélio recusou.

Apesar de o Leão ter abdicado da disputa nos tribunais, ainda há uma possibilidade de conseguir disputar a Copa do Brasil: o Tiradentes, que busca uma vaga na Série C deste ano, acionou o STJD e aguarda o novo julgamento para conseguir uma reviravolta na situação.

Afonso Ribeiro

Anúncios

Publicado em 21 de fevereiro de 2014, em Fortaleza, Futebol Cearense. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: