CBF mexe na Série C, Fortaleza sobe no ranking e pode disputar Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) obedeceu a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e, na última segunda-feira, anunciou o rebaixamento do Betim (atual Ipatinga) para a Série D do Campeonato Brasileiro. Com a mudança na classificação final da Série C de 2013, o Fortaleza ganha pontos no ranking de clubes da entidade nacional e poderá ter direito a uma vaga na Copa do Brasil deste ano.

Tricolor pode entrar na Copa do Brasil deste ano (Foto: Fábio Lima/O POVO)

Tricolor pode entrar na Copa do Brasil deste ano (Foto: Fábio Lima/O POVO)

A punição ao clube mineiro dada pelo Tribunal é em razão de uma dívida com o The Strongest, da Bolívia, pela contratação do meia Pablo Escobar, em 2008. O antigo clube do jogador acionou a Fifa para receber o pagamento pela transferência, mas o caso foi julgado apenas em 2013. A entidade máxima do futebol reconheceu a dívida do Ipatinga – que se tornou o Betim posteriormente – e determinou que a CBF tirasse seis pontos do clube na Série C. O imbróglio judicial se desenrolou durante a competição, mas o Betim acabou eliminado nas quartas de final. No último dia 6, em novo julgamento, o STJD decretou a exclusão da equipe mineira da Terceira Divisão em 2014.

Em 2013, a Terceira Divisão teve 21 clubes participantes. Com a mudança promovida pela CBF, os clubes que ficaram abaixo da equipe mineira na classificação geral da competição sobem uma posição, consequentemente. Assim, o Fortaleza, antes nono colocado geral, passa a ser o oitavo e ganha mais dez pontos no ranking da CBF.

Desse modo, o Tricolor sobe para a 34ª posição do ranking nacional, com 4.058 pontos, ultrapassa o Bragantino, que tem 4.054, e passa a ter direito de participar da Copa do Brasil de 2014. Diante do novo cenário, a Federação Cearense de Futebol (FCF) fez o requerimento da vaga para o filiado na última terça-feira e aguarda a resposta da CBF. Em meio à indefinição sobre o caso Betim, o clube paulista ganhou vaga no torneio nacional através do ranking e foi sorteado para enfrentar o Lajeadense-RS, nos dias 2 e 9 de abril. Caso a entidade nacional acate o pedido da Federação Cearense, o Fortaleza substituirá o Bragantino e enfrentará a equipe gaúcha.

Tiradentes pode subir

Além de uma vaga para o Fortaleza na Copa do Brasil, a FCF solicitou à CBF que o Tiradentes, quinto colocado da Série D de 2013, dispute a Terceira Divisão deste ano no lugar do Betim. Entretanto, Crac e Brasiliense também concorrem à vaga. O clube goiano foi o nono colocado do Grupo B – o mesmo do Betim – e acabou rebaixado. Já a equipe do Distrito Federal, que também foi rebaixada, ficou na 17ª colocação geral da Série C. A Federação Cearense, porém, aposta na entrada do Tigre.

– Nosso argumento só se fortifica. Tiradentes e Fortaleza têm por direito essas vagas, e vamos brigar por elas – afirmou o presidente da FCF, Mauro Carmélio, ao site oficial da entidade, após a CBF anunciar o rebaixamento do Betim.

Afonso Ribeiro

Anúncios

Publicado em 18 de fevereiro de 2014, em Fortaleza, Futebol Cearense. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: